s
       Quem vê a construção imponente do Bortolotto de Ferro e Aço nos dias atuais, não faz idéia do caminho difícil trilhado pelo empresário Valmor Bortolotto, e sua família e seus primeiros funcionários. É bem verdade que em Toledo, a Bortolotto sempre foi destaque no meio empresarial, mas tudo isso começou no dia 1º de maio de 1975, em Pranchita, na região Sudoeste do Estado, época em que o referido município ainda era apenas um distrito de Santo Antônio do Sudoeste. Na ocasião três sócios: Getúlio Albuquerque, João Bortolotto, e Valmor Bortolotto resolveram montar uma pequena industria de esquadrias metálicas para atuar na fabricação de portas, janelas e esquadrias metálicas.

      A Albuquerque & Bortolotto, (nome da empresa na época) iniciou as suas atividades com apenas um funcionário, chamado José Salvador, além dos sócios. Em junho de 1976, devido a saída de Getúlio Albuquerque da sociedade, a razão social da empresa passou para Bortolotto Industria e Comércio Ltda. Foi a partir desse momento que começou-se a registrar o crescimento da empresa com contratação de funcionários qualificados, além do investimento na formação de novos profissionais dentro da própria industria. Em 1979 foi instalada a primeira filial da empresa na cidade de Barracão, também no Sudoeste do Estado. Em 1980 a Bortolotto Industria e Comércio ampliou suas atividades, instalando uma vidraçaria, o que tornou a empresa a maior do ramo daquela região, contando naquela época com 42 funcionários.

      Em 1983, mais uma ampliação na linha de produtos. Desta vez a empresa passou a atuar na fabricação de móveis e esquadrias de madeira. Finalmente em 1984, Toledo entra para a história da Bortolotto Industria e Comércio. Foi então que Valmor Bortolotto decidiu mudar-se para o município com a missão de administrar o novo empreendimento, tendo deixado seu sócio, João Bortolotto administrando a matriz sediada na cidade de Pranchita. O empresário conta como a empresa já registrava um crescimento muito grande no Sudoeste do Paraná e por tratar-se de
uma região de fronteira com a Argentina, ficaria difícil expandir os negócios, ao mesmo tempo em que a oscilação de mercado com as diferentes políticas econômicas dos dois países, mostravam que era momento de se buscar novos caminhos. Dentro deste contexto, Valmor Bortolotto veio para o Oeste do Estado com o propósito de escolher uma cidade que oferecesse condições de abrigar uma nova empresa do grupo.

      Após andar por aproximadamente 10 dias na região, não teve dúvidas: Toledo era a cidade ideal. Os motivos da escolha foram vários, desde as condições de estruturas da cidade até a localização estratégica em termos de mercado regional, que atendiam aos anseios dos sócios, determinados num futuro próximo tornar a empresa uma grande distribuidora regional de produtos de ferro e aço.
 
 
BORTOLOTTO DISTRIBUIDOR DE FERRO E AÇO LTDA
Avenida Parigot de Souza, 1415 - Jardim Porto Alegre
CEP 85906-070 - Caixa Postal 425 - Toledo - PR
Fone/Fax: (45) 2103 2800